A arte da tapeçaria afirmou-se como arte decorativa e ganhou mais tarde uma estatuto de arte independente. Através dos tempos, e desde a Antiguidade, relatou de uma forma figurativa; histórias de mitos, batalhas, amores. A arte contemporânea distanciou-se de conceitos académicos mais conservadores e abraçou a experimentação e a inovação, reflexo de uma sociedade onde, tanto as ciências exatas como as ciências sociais, passaram a evoluir rapidamente e em sentidos por vezes antagónicos. A tapeçaria contemporânea seguiu-lhe o passo: distanciou-se da parede que revestia, ganhou forma escultórica própria, utilizou outros materiais menos convencionais mas ainda flexíveis e transmitiu conceitos mais abstractos.
No entanto, o entrelaçar de fibras ou fios continua a obedecer a técnicas ancestrais.
Neste workshop vamos aprender algumas dessas técnicas, tecendo uma pequena tapeçaria com materiais convencionais. A aprendizagem destas técnicas básicas permitirá a cada um dos participantes, à posteriori, desenvolver projetos pessoais.
Este workshop dirige-se a pessoas com manifesta curiosidade nas tecnologias têxteis, artistas plásticos que queiram trabalhar com técnicas mistas, professores nas áreas artísticas ou de expressão plástica, jovens que gostem de fazer atividades, pessoas reformadas com gosto pela atividade manual.
Para frequentar o workshop não são exigidos nenhuns conhecimentos especiais sobre têxteis.
Custo Total - 25€